03 junho 2008

Adriana Calcanhotto - Maré

Pense num CD bacana de se ouvir..
É totalmente tranquilo..
Com lindas letras, lindas melodias e com a linda voz...



Como diz na matéria de Eduardo Guimarães do Canal Pop da Terra.


"Maré" é o oitavo disco na carreira da gaúcha Adriana Calcanhotto. Segundo a própria cantora, este álbum é a segunda parte de uma trilogia que tem como tema o mar. O primeiro é "Marítimo", de 1998, o terceiro nem a cantora sabe quando ganhará vida.

[...]

O novo disco traz uma sonoridade que dialoga tanto com o passado e o tradicional, em canções que trazem algo de sambas antigos como "Maré" e "Três", e a típica MPB que ‘tem cara’ de Adriana Calcanhotto, como "Teu Nome Mais Secreto".

O instrumental delicado combinado com a voz suave de Adriana conduz o ouvinte por um mar calmo em um fim de tarde. As canções do disco são daquelas poucas que conseguem criar imagens e guiar quem está ouvindo. "Sem Saída", do poeta Augusto de Campos, e "Teu Nome Mais Secreto", do também poeta Waly Salomão, são dois exemplos dessas viagens. Aliás, em relação às letras, "Maré" é uma antologia que reúne textos de Ferreira Gullar, Torquato Neto, Arnaldo Antunes e Cazuza entre outros.


As únicas composições de Adriana são "Maré" e "Seu Pensamento", as duas primeiras do disco. "Seu Pensamento" é quase hipnótica. A música tem uma linha de guitarra que repete a mesma nota do início ao fim e um lindo trabalho de violão.


Depois de anos morando no Rio de Janeiro e de já ter feito uma canção em homenagem aos cariocas, Adriana gravou em "Maré" uma música que leva como título o nome de sua cidade natal, "Porto Alegre", mas a relação com a cidade está só no título. A música traz uma levada caribenha e a participação de Marisa Monte nas vocalizações, como se fosse as sereias que são citadas na letra.

Chama a atenção em várias canções o contraste entre as sutilezas das composições e a força das letras - como em "Mulher Sem Razão", de Cazuza. "Maré" é um ótimo álbum que reúne bonitas composições, ótimas letras e a gostosa interpretação de Adriana Calcanhotto.



01. Maré
02. Seu Pensamento
03. Três
04. Porto Alegre (Nos Braços de Calipso)
05. Mulher sem Razão
06. Teu Nome Mais Secreto
07. Sem Saída
08. Para Lá
09. Um Dia Desses
10. Onde Andarás
11. Sargaço Mar


Um comentário:

Anônimo disse...

this guy likes to talk about hurting small animals jrsanel@localnet.com

Pages